Lavar o cabelo é um hábito comum que praticamos em casa, mas será que existe uma frequência certa para realizar a higiene do couro cabeludo e dos fios?

Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Lavar o cabelo com shampoo e condicionador é um hábito comum que praticamos em casa, mas será que existe uma frequência certa para realizar a higiene do couro cabeludo e dos fios? Quantas vezes na semana devemos fazer essa limpeza?

De acordo com a dermatologista Andréa Sampaio, lavar os cabelos diariamente não faz mal, porém precisa seguir algumas regras para cada tipo de fio capilar. Para os fios oleosos, pode-se lavar uma vez ao dia e os secos, em dias alternados.

Muitas pessoas não têm tempo de lavar o cabelo diariamente, ainda mais com a chegada do inverno. Porém, ficar muitos dias sem lavar o cabelo pode favorecer o aparecimento de caspa, descamação ou dermatite.

A dica que a dermatologista sugere para lavar os cabelos é usar shampoo suave, diluído em água. Enxaguar bem os fios e o couro cabeludo com água morna ou fria. Em seguida, usar condicionador somente no comprimento dos fios e nas pontas. Enxaguar bem.

Em caso de pontas muito danificadas ou ressecadas, pode-se usar um creme ou óleo reparador de pontas. Isso após secar os fios com uma toalha. Usar em pequena quantidade e somente nas pontinhas.

A especialista em tratamentos capilares Ivana Carneiro dá algumas dicas de como fazer esse processo e também não ter caspas

“A água aquecida pode causar a inflamação do couro cabeludo, chamada de dermatite, o uso demasiado de shampoos de tratamento e dormir com os fios molhados ou úmidos pode desencadear alguns tipos de micoses”, explica a especialista.

Para lavar o cabelo, prefira a água do banho morna ou fria. Adquira o hábito de tomar banhos rápidos no inverno, época em que é mais confortável deixar a água mais quente.

Ivana recomenda que condicionadores, máscaras, séruns ou loções hidratantes podem ser usados normalmente, com cuidado para evitar o contato com a raiz e enxaguando sempre com água abundante para não deixar resíduos.