Muitas pessoas optam por quebrar a dieta em um dia da semana, conhecido como “dia do lixo”, será que é um hábito legal para quem deseja emagrecer?

Fugir da dieta um dia na semana: pode ou não pode?

Manter uma dieta rigorosa pode ser bem difícil. Por isso mesmo, muitas pessoas optam por quebrar a dieta em um dia da semana, conhecido como “dia do lixo”. Nesse dia pode comer tudo o que não é permitido. Por exemplo: batata frita, pizza, refrigerante e doces, além de outras guloseimas excluídas do cardápio de quem quer emagrecer.

Mas, fica a dúvida se essa atitude faz mal ou não para os resultados da dieta. Para nutricionista Angela Faustin, “a resposta é simples, mas essencial: conquiste hábitos de vida saudáveis e mantenha eles”.

Algumas pessoas acham que não faz mal fugir da dieta um dia na semana. A técnica de escolher um dia específico para comer alimentos gordurosos e açucarados é conhecida como realimentação estratégica.

Equilíbrio é fudamental

Essa técnica é bastante conhecida entre atletas e fisiculturistas que passam por dietas bastante rigorosas e restritivas. Muitas pessoas que treinam para competições utilizam um dia chamado de day-off para comer alimentos que não podem consumir em dias de treino. Geralmente fazem isso depois de grandes competições ou ciclos de treinos pesados.

Para quem deseja fugir da dieta um dia na semana, é bom lembrar que o grande segredo para uma alimentação saudável é o equilíbrio. O ideal sempre é retirar do cardápio itens que contenham conservantes, corantes artificiais e produtos que sejam industrializados.

Alimentação saudável reduz risco de doenças cardíacas

Fugir da dieta um dia na semana pode ser um problema. Porque tudo o que comemos regularmente gera 04um acúmulo hormonal e de gordura a longo prazo. Isso, devido à memória celular do corpo.

É bom lembrar que o nosso organismo se adapta ao nosso estilo de vida. Se acostumamos a comer determinados tipos de alimentos todos os domingos, por exemplo, o seu cérebro não vai saber distinguir o bom do ruim.

Se o que está sendo ingerido é uma bomba de gorduras e açúcar, de tempos em tempos, receptores cerebrais relacionados aos hormônios do prazer, compulsão e fome (que são a serotonina, dopamina e grelina) serão automaticamente ativados pela regularidade do seu dia do lixo.

Cuide-se para não cometer excessos 

O problema de fugir da dieta um dia na semana e se entupir de guloseimas é que isso ativa o cérebro a disparar um desejo imenso de comer algo não muito nutritivo e que provavelmente será extremamente calórico. O resultado vai ser uma luta semanal contra a vontade de comer alimentos fora da dieta.

Uma opção para fugir da dieta de vez em quando é mudar o dia da semana que será o lixo. Mas isso só vai surtir efeito se o intervalo for de 20 dias ou 30 dias entre cada dia do lixo. Caso contrário, o cérebro vai se lembrar e pedir pelo dia do lixo.

Fugir da dieta um dia na semana não é aconselhável para quem deseja emagrecer. É preciso sempre seguir as orientações do médico e do nutricionista para trocar qualquer alimento da dieta.

Conquistar hábitos de vida saudáveis e mantê-los é fundamental para garantir uma saúde equilibrada. Com uma rotina saudável, noites de sono bem dormidas e uma alimentação bem planejada, comer de vez em quando um alimento ou outro pouco nutritivo não vai prejudicar tanto os resultados da dieta. Mas, é sempre bom ficar de olho e não cometer excessos.